ENTREVISTA ESPECIAL : Grupo Amor Maior

O samba que vem de Brasília

A capital do Rock começa a revelar novos valores para a música, especialmente para o samba.


 
Conhecida por ser a capital do rock, onde está presente a nata do gênero, Brasília vem ajudando ainda mais o mercado musical a revelar novos valores. Dessa vez, na parte do samba e pagode. O grupo Amor Maior é o maior exemplo disso. Formado em 4 de novembro de 1994, esses 4 jovens músicos conseguiram no ano seguinte o título de “Grupo Revelação do Ano”, e o que foi melhor, consagrado pelos admiradores e músicos do samba brasiliense. Aos poucos, foram conquistando um espaço importante nesse cenário e atravessando as barreiras do preconceito musical conseguindo o respeito por onde se apresentavam. O grupo carrega consigo um tempero com talento, profissionalismo, carisma, musicalidade, irreverência aliado a muita dose alegria.

Assim como o Batom na Cueca, que veio de Brasília e hoje está se consolidando para o país todo, o Amor Maior está rompendo as fronteiras da música. O grupo já esteve em BH, RJ, GO, SP, sem contar com propostas, previamente estudadas para o exterior. Participou também de dois Cd´s, coletâneas de samba e pagode da cidade, chamado Ginga Brasília. Gravou o 1º CD em 2001, Três Gerações e recentemente, comemorando o 10º aniversário, gravou ao vivo o 2º CD, 10 Anos de Carreira - Ao Vivo.

Isso mesmo, para quem ainda não ouviu falar, já são 10 anos de carreira ! Carreira essa recheada de conquistas memoráveis como o IV Festival da Canção dos Correios, e que por ter sido nele o 1º colocado foi até a Belo Horizonte, defender Brasília na categoria, etapa Nacional, sendo também finalista no 2º do festival em tese. Mas a maior conquista, sem dúvida alguma, é o carinho e admiração do público, em especial, a legião de fãs que vem atraindo pelo Brasil a fora.

Hoje o grupo está mais amadurecido e consciente. Eles pensam e planejam sempre em alcançar o seu espaço e reconhecimento em nível nacional a todo instante. Talento não falta. Como diz o mestre Zeca Pagodinho, ``o negócio é deixar rolar``. Estivemos reunidos com esses sambistas para que eles pudessem nos falar mais sobre os planos e rumos do grupo. Confira a entrevista na íntegra !






Reportagem        
1) Qual a sensação de ser apontado um dos ícones do samba de Brasília ?

Primeiro, é salvo ressaltar que não trabalhamos com o intuito de sermos melhores do que ninguém, e sim, sermos melhoresa cada dia no que fazemos. Portanto, é gratificaante saber que somos um dos íconesdo samba brasiliense, e continuaremos fazendo o nosso trabalho com o maior esmero, para que se faça preciso e necessário, um apoio, para quem tem talento e não tem oportunidade.







2) Qual a marca registrada do samba e pagode feito pelo grupo ?  
Fomos e somos reconhecidos pelo o bom trato profissional e musical. Mas a marca registrada do grupo é a maneira que executamos o samba raíz e o pagode. Autenticidade na batucada, harmonia coesa e o gôsto de cantar e tocar.
 



3) Quais as maiores conquistas que vocês tiveram ao longo desses anos ?

Nossa maior conquista foi conseguir novos adendos para o estilo samba em nossa capital brasileira. Pois conseguir um espaço na cidade do rock, não é brincadeira. Têm também as viagens que fizemos para outros estados brasileiros, procurando um lugar ao sol, com pouco capital e muita vontade. Estamos sempre buscando conquistas.




 

4) Como vocês estão vendo o mercado do samba e pagode atualmente ?

Em Brasília, o espaço cultural é meio restrito para o nosso estilo, e até mesmo para os outros. Pois a capital do Brasil, quase não têm casas noturnas ou de espetáculos, a não ser teatros, bares pequenos e clubes. Mas isso não nos desanima, porque queremos fortalecer o samba em Brasília, custe o que custar. Agora pelo Brasil, não está tão ruim assim. Já esteve pior!











6) Fazer sucesso numa terra onde é considerado a capital de rock não é mole não. Qual o segredo desse sucesso?

É o que falamos acima, trabalhamos com tanto profissionalilsmo, que até adendos de outros gêneros musicas, vão ao nosso show e compartilham conosco momentos. E tem determinado momento do show que fazemos homenagens aos outros gêneros, inclusive o rock. É muito legal. É isso que nos faz um pouco mais diferentes e um tanto mais analizados. Esse lance de que temos que cortar dobrado, para consenguirmos um espaço aqui, é pura verdade.



7) Deixe um recado final para todos os amantes do Amor Maior espalhados pelo país a fora.

Agradecemos todos àqueles que primeiramente curtem o Amor Maior e o estilo MPB, depois à todos que conhecem nosso trabalho, aqueles que querem conhecer e quem irá conhecer. Um super beijo carinhoso e agradecido pelo carinho de de todos nossos fãs, amigos, familiares, imprensa áudio-visual e fonográfica. À todos que participaram ou participam de direta e/ou indireta para o nosso sucesso.


www.grupoamormaior.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia Karametade - CD 1999