Matérias Especiais - Grupo Sambrasília

NOVOS TALENTOS : Sambrasília


 O amadurecimento do samba da capital federal

Grupo de Brasília leva o nome da cidade pelo país a fora e surge como a nova aposta do gênero do mercado


 Para quem achava que Brasília era celeiro de apenas bandas de rock como Legião Urbana, Capital Inicial terá uma grande surpresa com o Sambrasília. O grupo é considerado um dos promissores da capital federal e tem tudo para levantar a bandeira do samba e pagode pelo país a fora. humildade William Carvalho, Marivaldo Santana, Maurílio Ferro e Thatá, não estão medindo esforços para tal façanha. Só pra ter idéia, o Sambrasília já abriu shows de bandas de nível nacional como: Oz Bambaz, Márcio e Marcelo, Jorge Aragão e o Cléber Augusto ex-componente do grupo Fundo de Quintal. E aos poucos vai divulgando a excelência do samba por onde se apresenta.


O Sambrasília nasceu em novembro de 1993, quando um grupo de amigos " músicos " resolveu tocar na noite de Brasília. Em 1995, a banda passou por uma grande renovação em repertório e de seus integrantes, recebendo o seu mais novo vocalista Wilian Carvalho, que logo após sua entrada formaria um novo Sambrasília. Todos acolheram os sambistas para tocarem em festinhas particulares, bares e shows por toda a cidade. A partir daí, o trabalho foi se consolidando até esses garotos ficarem ainda mais conhecidos.

A concretização desse sonho finalmente começou a despertar em 2003, quando  o Sambrasíla gravou seu primeiro CD, Ser Feliz, com um trabalho totalmente independente e produzido por Caster Borges e LC studio. Seu lançamento foi no Foyer da sala Vila Lobos, do Teatro Nacional de Brasília. O palco estava perfeito para a ocasião, pois o público foi a loucura com a total harmonia e união de seus componentes, que fizeram daquela noite a mais especial da vida de cada um. O último trabalho foi a gravação do DVD A Força do Samba em outubro de 2006, juntamente com o Grupo Beijo Doce. 

O lançamento para o 2º CD está confirmado para o Carnaval de 2010, período em que os integrantes do Sambrasília almejam fazer uma grande festa para celebrar esse triunfo. Para falar mais sobre esse projeto e muitas outras coisas, entrevistamos esses jovens talentos. Confira !

Contato:
(61) 8422 1784 / (61) 9557 1936 






1) Qual o balanço que vocês fazem da carreira do grupo ? 


 Como toda banda sempre tivemos grandes dificuldades, mas a partir do ano de 2003, ano em que gravamos nosso primeiro cd, as coisas começaram a fluir. O grupo passou a ter notoriedade no Distrito Federal e aos poucos, o sonho de levar nosso trabalho pelo Brasil à fora vem se tornando realidade. 

 2) Vocês são um dos grupos mais antigos de Brasília. Como se sentem diante da responsabilidade de representar o samba de Brasília para o resto do país ? 

Para nós é um desafio gratificante, por isso trabalhamos e estudamos dia após dia, para fazer samba com qualidade, nossa preocupação é mostrar que Brasília não é só a capital do rock.




 3) Como estão os preparativos para o lançamento do segundo CD do grupo ? 

 O nosso 2º CD está em fase de acabamento, na verdade já está em processo de mixagem e assim como houve no primeiro CD, estamos preparando uma grande festa de lançamento, não só para nós, mas para toda uma comunidade que nos apóia, que a cada temporada levanta a bandeira do Grupo, que nos incentivam e comparecem de forma maciça em nossos shows. É festa é da comunidade e por isso guardamos o lançamento para eles. 

4) Por que vocês deram um intervalo grande do primeiro cd para o segundo ? alguma estratégia ?  

Não houve estratégia. Na verdade assim como o primeiro CD, esse também é independente e como os custos para a gravação são altos, ficamos impossibilitados de lançar um cd a cada ano. Esperamos que com esse novo trabalho as portas musicais venham se abrir pra gente.

5) Como vocês estão vendo o mercado do samba e pagode atual ?  

Podemos observar que o samba e o pagode passou por um período difícil, mas essa cultura que é nacional volta a ser destaque. Já se torna freqüente o rítimo em trilhas de novelas, programas de TV e comerciais e como diz aquele eterno verso “O samba agoniza mas não morre”.  

6) Quais os principais obstáculos que vocês vem enfrentando pra se firmar de vez no mercado ?  

Infelizmente a grande mídia só reporta artistas que são conhecidos a nível nacional. Os artistas independentes, no início de carreira ficam sempre em segundo plano. Seja na agenda cultural dos teles-jornais, seja nos cadernos culturais dos jornais e matérias radiofônicas. 

 
7) Em algum momento diante dessas dificuldades, vocês já pensaram em abandonar o projeto ? 

Já pensamos em abandonar esse sonho diversas vezes devido as dificuldades sofridas, mas sempre superamos com a energia do nosso público . 

8) Quais as principais características do samba que vocês levam ? 
A nossa característica é o samba de raiz. Temos como referência o artistas Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Revelação entre outros músicos consagrados. 

9) Quais seus próximos planos dentro da música ? 
Fazer um grande trabalho de mídia em nosso 2º CD e se Deus abençoar no fim de 2010 gravar o nosso primeiro DVD. Acreditamos humildemente que esse seja o caminho para o reconhecimento a nível nacional. 

10) Deixe um recado final pra todos os fãs do Sambrasília e também para os que ainda não conhecem de perto o trabalho de vocês. O Sambrasília agradece de coração o apoio que todos os nossos fãs sempre nos dão.

Agradecemos à nossa comunidade Planaltina DF, nossos familiares e amigos. E pra quem ainda não conhece o grupo acessem nosso site (em construção) www.sambrasília.com.br e www.gruposambrasilia.com.br , perfil no Orkut “Grupo Sambrasília”, www.palcomp3.com.br/gruposambrasilia 



Fonte: http://www.mvhp.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia Karametade - CD 1999