Matéria Especial: Banda Coisa Nossa

De Brasília-DF para o Brasil


 "Coisa Nossa "- "Uma mistura bem brasileira no samba!


       - Llia Arajo (Portal sambando.com) - O Coisa Nossa é um dos melhores grupos de Pagode de Brasília. Fale um pouco sobre a história do Coisa Nossa:

Marcelo Sena: Este rótulo de ser o melhor, me deixa meio sem graça. Eu acho que nós fazemos o nosso trabalho com muito amor e isso dá mais prazer e com prazer você vai fazendo cada dia um pouco mais, tentando cada vez acertar mais e isso nos torna cada vez um pouco melhor. Não que nós sejamos os melhores. O Coisa Nossa, foi fundado em 1978 mas só veio a tocar em 1979. Então são 26 anos de estrada e justamente para fazer parte do Festival do Fico que pra mim até hoje, é um dos melhores festivais internos de Colégio. Nós fomos classificados por acaso em terceiro lugar e fomos para São Paulo disputar com vários outros projetos do Brasil. Lá fomos classificados em quinto lugar, e só fomos desclassificados porque o dono da música que nós defendemos, não nos autorizou. Tipo com olho grande, estas coisas enfim, ele retirou a autorização e nós fomos desclassificados. Mas, a partir daí nós percebemos que poderíamos ter um pouco de sucesso, de brincar, não era nada de profissionalismo. Quando voltamos do Festival de São Paulo, nós resolvemos nos reunir sempre para fazer samba. Samba mesmo, porque o pagode é um rótulo que veio depois, imposto pela mídia, nós fazíamos samba de raiz mesmo. Na época, nós cantávamos muito Caetâno Veloso, Chico Buarque, Ivan Lins, porque não existia Sowetto, Raça, Só preto sem preconceito, não existia nenhum desses grupos. Então nós éramos realmente obrigados a tocar samba. Zeca Pagodinho já vinha surgindo, mas o Coisa Nossa veio antes do Zeca, assim como Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Emílio Santiago, João Nogueira e devido a mídia, nós fomos obrigados também a tocar o que o povo gosta. Eu acho que o grupo, só pode rotular quando lança o seu trabalho nacionalmente e mesmo assim eu acho que você tem sempre que tocar para agradar o público. É deles que você vive, então você tem que agradar à eles, até porque eu gosto de todo tipo de música, da boa sertaneja, do bom forró, do bom bolero, da boa Thimbalada, da boa Bahia, eu não sou da época do samba duro, mas eu gosto de alguns, Harmonia do Samba, Tchan. (risos)

      - Llia Arajo (Portal sambando.com) -
Vocês já tocaram em praticamente todas as casas de samba de Brasília. Qual foi o melhor show do Coisa Nossa?

Marcelo Sena:
Melhor show, olha, na época do início do Coisa Nossa, nós "quebramos" muitas casas (risos). Porque naquela época tinha aquele lance do horário mesmo, do silêncio que era cumprido a risca. Menor não podia estar na rua. Eu fui preso pelo juizado de menores duas vezes. Eu tocava e ficava me disfarçando de maior, mas quando o Juizado chegava, pedia a identidade e eu ia preso. Abaixo assinados, nós fomos os recordistas em Brasília, fechamos aí uns dez bares, tinha muita reclamação da vizinhança, e como a lei era cumprida, fechavam mesmo os bares. Voltando ao melhor show, eu acho que não posso ter o melhor. Tiveram assim, os mais emocionantes, o mais bem produzidos. Um dos melhores foi o Zeca Pagodinho, a primeira vez, Jorge Aragão na Aruc, quando ele mandou um recado ao vivo para o Coisa Nossa desejando bota sorte, tem até gravado no nosso cd. Agora o da Alcione, na Aruc também, eu achei sensacional pela produção. O Exaltasamba eu me emocionei muito porque tiveram no palco com a gente quatro garotos que tem síndrome de Down e sambaram com a gente. Eu chorei e com algumas palavras emocionei algumas pessoas lá em baixo. Eu sou muito ligado a isso porque tenho um sobrinho que é maravilhoso e infelizmente tá na UTI e sou fã dele! É uma pessoa sensacional, inteligentíssimo, e tem síndrome de Down, canta, é sambista e está numa fase muito difícil... então estas coisas me emocionam muito.


      - Llia Arajo (Portal sambando.com) - Porque o nome Coisa Nossa?

Marcelo Sena: Isso é muito importante. Na época em que nós nos reunimos para fazer o Festival do Fico, tinha um paraense, dois brasilienses, um carioca, um paulista, um maranhense e um do Rio grande do Sul, gaúcho. Aí, nós ficamos chutanto vários nomes: "Poxa, cada um é de um estado, isso aqui é uma coisa de raiz, é uma coisa nossa" aí eu disse: "Taí o nome: Coisa Nossa". Este nome foi dado pelo meu irmão Lafaiete Sena que foi o primeiro cantor, dono da banda que depois passou para mim por problemas nas cordas vocais. Eu nem pensava em cantar, eu tocava tamborim e não conseguia nem cantar, não tinha coordenação motora e fui ralando, consegui cantar e hoje faço com muito prazer! Mas é "Coisa Nossa" por causa disso, uma reunião de vários estados e é assim até hoje. Se bem que a maioria agora é brasiliense mas tem carioca e paraense também. (risos)

      - Llia Arajo (Portal sambando.com) - O Coisa Nossa faz um samba de qualidade e você comentou agora a pouco que vocês não ensaiam. Então podemos afirmar que a qualidade do trabalho de vocês é realmente por amor ao samba?

Marcelo Sena:  É por amor a música em geral. Claro que muito mais ao samba, mas eu acho que a vivência da noite, nos obrigou a tocar de tudo um pouco, então aquilo de você cada dia acompanhar uma pessoa que toca em tons diferentes, te dá uma amplitude musical. Cada dia você tem que tocar ritmos diferentes e por isso, pela noite que eu acho que pe uma experiência que você tem que passar, o músico tem que passar por isso, não pode ser músico de stúdio, de câmara de escola de música apenas. Tem que passar pela noite que aí você tem mais experiência, passa a ter mais coragem, mais ambição, ser mais corajoso. Mas eu acho que isso, juntando com o prazer e o amor com que a gente faz, todo mundo que faz o que gosta, faz bem feito. A música pra mim é um dom divino que você tem que aproveitar muito e tentar e tentar passar para o público um pouco de amor, de paz, de tudo que o pessoal que sai na noite procura. O pessoal que sai na noite, sai para se divertir, sai procurando uma coisa a mais e essa coisa a mais, está em você que tem o dom de cantar. Se ele paga para te ver, você tem que fazer uma coisa com carinho, tem que passar para eles isso. Uma mensagem de paz, de amor, de carinho, de solidariedade, de tudo de bom.
      5  - Llia Arajo (Portal sambando.com) - O Coisa Nossa passou um ano tocando toda semana no Frei e com público. Além da qualidade do trabalho de vocês, tem algum segredo, alguma receita para o sucesso de eventos semanais como este?

Marcelo Sena : 
(risos) receita, a receita é ter prazer em fazer o que fazemos, aí junta amor, prazer, competência, experiência e o público acaba reconhecendo você. Tem um ditado ue diz que "quem não tem competência não se estabelece." Faz sucesso, mas de repente para, acaba. Eu digo sem pretensão nenhuma que a banda Coisa Nossa tem competência até porque eu passo para os músicos isso. Gente, vocês tem que passar para os músicos alegria, amor , paz e eu acho que o segredo do sucesso é isso, fazer com humildade, sem ser pretencioso, sem querer ser estrela, porque não tem ninguém melhor, tem aqueles que fazem com mais carinho, com mais amor, mas melhor, não tem. Cada um conquista o seu espaço e tem espaço para todo mundo. Pode surgir ai mais dois milhões de músicos que vai ter público, vai ter espaço, desde que tratem as pessoas com respeito, respeitando um ao outro, sem querer passar por cima de ninguém. Tem trabalho que eu acho legal, tem trabalho que eu acho uma porcaria, mas é questão e ter amor pelo que faz. Eu não sei ser falso, não sou demagogo. Para você ter uma idéia, eu quando canto, eu canto eu tento olhar nos olhos de cada. Quando vejo um cara muito sério, eu falo: "vou fazer este cara cantar." Eu posso ver cinqüenta pessoas sambando, mas aquele cara ali tá me incomodando. Aquele cara sério, que põe a mão no queixo e fica ali, me olhando. Aí eu penso: "ele vai cantar, se não cantar por bem, vai cantar por mal". E aí eu canto bossa nova, canto Tom Jobim, canto aragão ele balança. Opa! Ele gosta de Aragão, então se eu cantar Zeca Pagodinho ele vai cantar.Aí eu canto Zeca Pagodinho e ele bate na palma da mão e acabou, eu to satisfeito (risos).Pra mim é assim: quando eu vejo os meus amigos parados eu penso: tem alguma coisa errada, ou ele já se acostumou com o meu repertório. Então eu procuro mudar. Eu sempre estou inovando. As vezes no repertório eu mudo só as músicas de posição e engano todo mundo que diz que já conhece o repertório (risos). Porque não dá para você tirar uma música por semana, e aí a gente tem que usar a criatividade mesmo e tentar agradar o público.
      6  - Llia Arajo (Portal sambando.com) -O cd de vocês está vindo aí, e está muito bom. Neste CD tem alguma música que surgiu de alguma história verídica, algo que tenha acontecido com você, ou com alguém da banda e que você queira contar?

Marcelo Sena
Tem uma música chamada "Lembranças" e essa realmente eu comecei a fazê-la, depois eu fiz em parceria com o Ailton no violão que conseguiu assimilar a minha idéia e o Adir do Dacor do Samba. Nesta música, eu tento contar uma história da minha atual esposa, da primeira vez que a gente se encontrou e passamos a noite juntos namorando. Um coisa romântica que eu tentei fazer pra ela. Chama-se "Lembranças". Ela até hoje diz que eu nunca fiz nenhuma música pra ela, mas eu falei que quando eu gravasse, eu diria qual é a música (risos). Eu não sou muito de exercitar este lado de compor. Eu exercito o lado de tocar e cantar. O bom compositor, faz uma música todo dia e eu faço uma música a cada seis meses, um ano (risos). Sai de repente. Tenho várias músicas começadas, devo ter umas cinqüente, mas terminadas, tenho cinco. (risos).
      7  - Llia Arajo (Portal sambando.com) - Fale um pouco mais sobre o cd "Mistura Brasileira". Por que este nome e qual a expectativa para o lançamento deste cd?

Marcelo Sena: O público vai encontrar no nosso cd, muito amor, porque a gente está fazendo este cd a muito tempo. É uma coisa muito difícil, é muito caro e aqui em Brasília, não tem patrocínio de quase ninguém, a não ser de alguns amigos que a acabam vindo aqui mesmo e nos vendo tocar se propõem a patrocinar. Mas um cd bom, com capa, e tudo, custa uns R$ 25.000,00 por baixo. Sem pagar arranjo. Mas pagando diretos autorais, divulgação e tudo, são por volta de uns R$ 65.000.00. Mas a gente esta fazendo isso a muito tempo, com muito carinho. "Mistura Brasileira", ritmos brasileiros, taí o Coisa Nossa!
      8  - Llia Arajo (Portal sambando.com) - Quais os projetos do Coisa Nossa para o Futuro?
Marcelo Sena: Um dos maiores sonhos meus, além do cd agora, é fazer uma escola de música. O Carlinhos Brown faz um trabalho maravilhoso em Salvador com o Olodum, com crianças carentes, ajudando as pessoas. A música é a forma mundial de se comunicar, através da música você fala, dependendo do tom, você acalma ou enerva as pessoas. Então o meu projeto coma música é de tirar muitas crianças, muita galera jovem do caminho errado que é o que o Carlinhos Brown, o Negritude o Art popular faz. Então o sonho do coisa nossa é isso. Claro que eu quero ganhar dinheiro porque é impossível manter um projeto deste sem dinheiro. Mas isso eu quero tirar do governo que tem obrigação de fazer este trabalho. Acho que na vida a gente vem pra cá para fazer alguma coisa boa. Se você vem pra cá, passa a sua vida toda na farra, ou fazendo besteira ou não fazendo nada, você não foi nem bom, nem mal. O que você faz de mal é fácil lembrar, agora o que você faz de bom é difícil, e se você não fizer nada, você não vai ser nada. No futuro quando alguém falar:" você lembra do Marcelo Sena?" " Marcelo Sena? quem era esse? nunca ouvi falar." E se você fizer coisas boas, as pessoas vão lembrar de você e vão seguir o teu exemplo, e assim você tem a chance de ajudar a construir um mundo melhor.


      8  - Llia Arajo (Portal sambando.com) - Qual o recado que você deixa para os internautas do sambando.com?

Marcelo Sena:
Olha, sou fã de vocês desde a primeira vez que a equipe nos fotografou, e quando eu vi a foto, maravilhosa, eu vi vocês falando do Coisa Nossa eu virei fã de vocês. Acho que a galera tem que cada vez mais acessar o sambando.com, para dar mais força para o Portal. Eu acho que todo trabalho sério, tem que ser valorizado e por isso vocês tem que ser muito valorizados assim como nos valorizam. Um abraço!

BATE-BOLA

Coisa Nossa:

Marcelo Sena: Coisa Boa


Marcelo Sena:

Marcelo Sena: Uma pessoa do bem


Música:

Marcelo Sena: Do jeito que eu gosto
Um Ídolo:
Marcelo Sena:Hare Critshinan
Um lugar:
Marcelo Sena: Brasil
Amor:
Marcelo Sena: Música

Deus:
Marcelo Sena: Amor

   Agradecimentos : Ao grupo Coisa Nossa pelo enriquecimento do samba brasileiro com seu carisma, e seu dom de cantar samba para todas as classes, para todos os gostos. Que o sucesso de vocês se multiplique cada vez mais e que o cd "Mistura Brasileira" que vem aí com força total possa agradar a todos e ser mais um grande sucesso do Coisa Nossa! Parabéns pelo belíssimo trabalho e é um grande prazer tê-los aqui, no sambando.com!!
Equipe do Portal Sambando.com.br

Fonte: Portal Sambando.com  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia Karametade - CD 1999