Grande Rio 2010
Pesquisa: Jéssica Telles *
No dia 22 de março de 1988, o sonho se realizou: foi fundado o G.R.E.S. Acadêmicos de Duque de Caxias. Para que a agremiação fosse filiada à Associação das Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro, teria que ser oriunda de um bloco carnavalesco. Para tal, surgiu o G.R.B.C. Lambe Copo, localizado no bairro Prainha, no Município de Duque de Caxias, e filiado à Federação dos Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro. Tendo apoio de quase todas as escolas de samba da Associação, de quase todos os políticos do município, da sociedade caxiense e, principalmente, dos sambistas. Reuniram-se os fundadores e foi feita a eleição para a primeira diretoria do Acadêmicos de Duque de Caxias.
Milton Abreu do Nascimento, conhecido como Milton Perácio foi eleito Presidente e decidiu que a Escola deveria ter um Patrono e um Presidente de Honra e que deveriam ser pessoas de influência para ajudar ou até mesmo financiar o carnaval da escola. Depois de contatar vários empresários do município sem obter êxito, foi lembrado o nome da família Soares, que acreditando no ideal da escola e dando um voto de confiança aos sambistas da cidade, aceitou o convite e a partir daí Jayder Soares da Silva passou a ser o Presidente de Honra e o Deputado Messias Soares (falecido em 2003), o Patrono.
A Acadêmicos de Duque de Caxias iria disputar o quinto grupo de acesso das Escolas de Samba, no entanto surgiu a idéia de que a escola poderia disputar o segundo grupo e para tal teria que adotar o nome da antiga escola G.R.E.S. Grande Rio, pois a mesma já fazia parte da acima mencionado.
Depois de várias reuniões com a Diretoria os membros da antiga Escola Grande Rio, o Presidente de Honra Jayder Soares sugeriu realizar a fusão das duas agremiações e em 22 de setembro de 1988 passou a ser chamar ACADÊMICOS DO GRANDE RIO.
Foto: Cleomir Tavares (Photo Rio News)

A Grande Rio definiu na madrugada de domingo, 18 de outubro, seu hino oficial para o Carnaval 2010. No hora do resultado, a diretoria surpreendeu e resolveu fazer a fusão de duas composições.
Com isso, o novo samba da escola tem 12 compositores: Barbeirinho, Mingau, G.Martins, Arlindo Cruz, Emerson Dias, Levi Dutra, Carlos Sena, Chico da Vila, Da Lua, Isaac, Rafael Ribeiro e Juarez Pantoja.
A festa na quadra da tricolor de Caxias contou com a presença da rainha de bateria Paola Oliveira e da apresentadora Ana Hickmann. O enredo da Grande Rio é 'Das arquibancadas ao Camarote Nº 1 - um Grande Rio de emoção na Apoteose do seu coração'.
Ouça um trecho do samba-enredo da Grande Rio para o ano de 2010:
Comentários